Pesquisas

Em uma área tão dinâmica quanto a robótica é importante estar sempre um passo a frente. Por isso temos uma divisão inteira dedicada a pesquisa de diversos temas, muitas delas aplicadas nos robôs que desenvolvemos. Atualmente nossas linhas de pesquisa são:

 

 

Visão Computacional Embarcada: a partir de técnicas matemáticas que realizam a detecção de formas geométricas em imagens digitais (como a Transformada de Hough) a pesquisa pretende melhorar os recursos da visão robótica, como reconhecimento de padrões (bola, traves, gols, …). Está sendo aplicada no robô humanoide NAO.

A linha de pesquisa de Locomoção busca melhorar o controle de posicionamento e equilíbrio, permitindo a abstração do controle de baixo nível mais transparente. De grande interesse e vasta aplicação em áreas com o futebol humanóide (RoboCup - SPL).

Sensor Fusion é uma linha que visa aplicar os sensores disponíveis no robô atual da categoria SSL, possibilitando testes simulados com falhas dos sensores.

 

SLAM - Simultaneous Localization and Mapping busca localizar os robôs utilizando seus próprios recursos, criando um mapa a partir das informações dos sensores. Muito útil em áreas como o @tHome, uma das categorias da Robocup.

 

 

Navegação Global: tenta criar estratégias de jogo considerando as trajetórias dos outros jogadores, permitindo assim melhorar o posicionamento e aprimorando as estratégias em prática.

Aplicada em todas as categorias do futebol de robôs, como a VSS, SSL e SPL.

 

Pesquisa de Controle: visa um método prático que permita selecionar e descartar implementações em diversas situações de jogo, a partir da definição de métricas para comparação de algoritmos de controle. Utilizada principalmente nas categorias VSS e SSL.

BCI - Brain Computer Interface: aplica filtros e transformadas para melhorar o processamento dos sinais, e compara a classificação utilizando-se de Redes Neurais. São úteis em todos os campos dessa vasta área que pesquisa a comunicação direta entre o cérebro humano e computadores - foto abaixo, será?