QUEM SOMOS

O Warthog Robotics é um grupo de pesquisa, desenvolvimento e extensão da Universidade de São Paulo, afiliados ao Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Conta com a colaboração de 110 membros que em geral são alunos da graduação e pós-graduação, e é orientado por professores da instituição. Com experiência na área desde 2003 e criação formalizada em 2011, é atualmente o maior grupo de robótica do país.

O principal objetivo do grupo é a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias associadas à robótica móvel aplicada nos complexos de futebol autônomo e combate de robôs, visando sempre a capacitação pessoal e profissional de nossos membros. Os processos e metodologias adotados, além do aprimoramento técnico-científico dos membros, oferecem um ambiente de trabalho em equipe e o aprendizado de diferentes habilidades, capacitando-os a atuar em diversas áreas do conhecimento com excelência.

NÚMEROS

ANOS EM ATIVIDADE
14
MEMBROS
110
PREMIAÇÕES
21
PAÍSES VISITADOS
6

Nossas atividades

Competições

No futebol autônomo de robôs, caracterizado por um esporte coletivo e imprevisível, no qual a partir de inúmeras informações sobre o jogo os jogadores precisam tomar decisões rápidas e executá-las com precisão, levando em consideração as possíveis atitudes dos adversários. Já no combate de robôs, a ideia vem como uma competição para testar os limites físicos e teóricos dos projetos, onde as rodadas tem duração de três minutos e o objetivo é imobilizar o adversário, utilizando de armas em um ambiente extremamente agressivo.

Desenvolvimento

Aplicação de tecnologias e conhecimentos técnicos na elaboração de projetos em robótica envolvendo todas as áreas do conhecimento para engenhar produtos e inovações. Utilizando-se de técnicas de gerenciamento de projetos e engenharia de sistemas em um processo de desenvolvimento metódico e bem definido, visando elaborar, discutir e avaliar a eficácia desde projetos simples até sistemas complexos de engenharia.

Pesquisa

A Robótica é um campo vasto e extremamente dinâmico. Prover capacitação em robótica e obter domínio tecnológico deste campo requer gerar conhecimento e produção alinhados ao estado-da-arte. Este é o objetivo da Pesquisa no Warthog: investir tempo, pessoal e infraestrutura na absorção e criação das tecnologias que moldarão os produtos desenvolvidos em um futuro à curto e à longo prazo.

Saiba mais